AGJunior
Rota:
A expedição teve início no dia 31 de julho de 2004 pela manhã na nascente do rio São Francisco no Parque Nacional da Serra da Canastra, município de São Roque de Minas, depois de fotografar a nascente e realizar os testes de qualidade da água, percorreu toda a extensão do rio que está dentro do parque fotografando a fauna e a flora existente em suas margens assim como as paisagens compostas pelo rio. O trecho entre a nascente e Vargem Bonita foi feito a pé pelas margens do rio.
rota_pvcff.jpg
A partir de Vargem Bonita já foi possível navegar com a canoa dando continuidade à documentação fotográfica e também monitorando a qualidade das águas do rio diariamente. A cada dia foram percorridos em média 45 quilômetros. Esta distância variou em função das condições do tempo e da vazão de água do rio. O período diário de remo era, também aproximadamente, de 8 horas também variando em função das condições climáticas e de luminosidade. Com isso a expedição concluiu o seu trajeto em 62 dias sendo finalizada no dia 30 de setembro de 2004. A velocidade média da canoa canadense em condições normais é:
em rios rápidos: 7 a 8km/hora
em rios lentos: 5 a 6km/hora
em represas: 4 a 5km/hora


"Cada ponto azul no mapa é uma marcação feita no GPS durante a viagem. (todos os pontos de pernoite foram marcados e mais alguns locais interessantes)."